quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Quais falhas podemos apontar na IBM para a perda de mercado para a Microsoft em 1995?
A Microsoft acertou ao deixar o OS/2 de lado para trabalhar somente em função do Sistema Operacional Windows? 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Instalando o OS/2 Warp 4

Requisitos

Processador com 12 a 16MB de memória RAM;

A instalação fácil (com as opções pré-selecionadas) requer 200MB de espaço livre em disco;

A instalação com escolha das opções requer de 100 a 300MB de espaço livre em disco;

Unidade A: de Disco Flaxível de 3,5", 1,44MB;

Drive de CD-Rom compatível com OS/2;

Video com 256 cores e resolução de 640x480;

Instalação

Será preciso os 3 disquetes de instalação. Pode-se tanto usar os disquetes em si ou copiar DISK0.DSK, DISK1_CD.DSK e DISK2.DSK de \DISKIMGS\OS2\35 no CD do OS/2. Estes arquivos podem ser usados para iniciar diretamente - e será mais rápido que que usar os discos físicos.

Uma vez iniciado (boot), deve-se aceitar a configuração de partição default e reiniciar com os disquetes novamente.

Quando finalmente chegar à página da configuração do sistema - 'System Configuration' - selecionar o uso da 'Video Graphics Array (VGA)' (pois o driver S3 Trio incluso com o OS/2 é problemático). Deve-se também selecionar instalar o IDE CD-ROM e Sound Blaster 16 (usar os ajustes padrão para Sound Blaster). Após, durante a instalação da seção de configuração da rede - será possível apenas aceitar o driver de rede que o OS/2 Warp 4 irá oferecer.

Uma vez terminada a instalação do sistema operacional - deve-se descarregar e descompactar: eng30316.zip. Copie o conteúdo do DISK1 para um disquete (ou use WinImage - WinImage - para criar um floppy disk virtual) e nomeie-o 'S3 DRV1'. Então ponha este disquete na máquina, abra o prompt de comando e rode 'A:\setup'. Selecione 'Install Using Defaults for Monitor Type' e reinicie a máquina quando terminar. A melhor resolução para usar com esse driver é 800 x 600 x 65536.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Versões

OS/2

OS/2 1.0 1987
OS/2 1.10 SE 1988
OS/2 1.10 EE 1989
OS/2 1.20 SE E EE 1989
OS/2 1.30 1991
OS/2 2.0 1991-1992
OS/2 2.1 1993
OS/2 for Windows 1993
OS/2 2.11 1994OS/2 2.11 SMP 1994
SE - Standard Edition
EE - Extanded Edition

As versões do OS/2 1.10, OS/2 1.20 e OS/2 1.30 são chamadas de  MS OS/2 ou Microsoft OS/2.

OS/2 Warp 4

Foi a ultima versão do OS/2 criada pela IBM. Trouxe com sua performance uma série de inovações, como o suporte de voz, que ao invés do mouse e do teclado utiliza o sistema através do uso da voz. 
Versões: 
OS/2 WARP 3 1994
OS/2 WARP Connect 1995
OS/2 WARP for PowerPC 1995
OS/2 WARP Server 1996
OS/2 WARP 4 1996
OS/2 WARP 4.51 (MCP1) (??)
OS/2 WARP 4.52 (MCP2) 2001
OS/2 WARP Server for e-business (4.5) 1999
OS/2 WARP Server for e-business 4.51 (ACP1) (??)
OS/2 WARP Server for e-business 4.52 (ACP2) 2001
MCP - Merlin Convenience Pack
ACP - Aurora Convenience Pack

Sobre a Interface Gráfica

A Interface Gráfica do OS/2 talvez seja seu ponto mais forte. Sua interface gráfica orientada a objeto é nomeada de Workplace Shell, ela fornece total interação entre os objetos. Por exemplo, ao arrastar um diretório para dentro de outro, não irá desassociar os arquivos que o compõe. A WPS (Workplace Shell) funciona com o CORBA, que é a arquitetura criada para estabelecer e simplificar a troca de dados entre sistemas sistemas distribuidos heterogêneos, o que permite uma consistência de objetos ao longo da rede. Além disso, toda a implementação com o CORBA permite integração entre aplicativos e extensões de maneiras que são impossíveis em outros sistemas.

Curiosidade

Logos da IBM ao decorrer do tempo:

Imagens do Operating System 2



OS/2 vs Windows

Tanto os Sistemas Operacionais e as empresas passaram a competir nos anos 90. O sistema operacional da IBM sempre foi considerado melhor tecnicamente, por conseguir rodar programas dos seu concorrente, já o Windows não conseguia fazer o mesmo. O OS/2 também foi o primeiro a impor o TCP/IP, ou seja, o conjunto de protocolos de comunicação de computadores em rede. Quem conseguiu implementar primeiro a versão de 32 bits e a maquina Java também foi o OS/2, assim deixando por consequência a Microsoft Windows para trás.
O Windows tinha uma interface bidimensional, para o MS-DOS. As primeiras versões não fizeram o mesmo sucesso que o Windows 3.0 que é quando é incluído o melhoramento do gerenciador de memoria, e a capacidade de multitarefa, mesmo assim era uma versão 16 bits, sendo inferior ao OS/2 da IBM, que já era 32 bits.
Por pequenas falhas o OS/2 perdeu força em 1995 para o Windows 95 que acabou conquistando 80% do mercado de sistemas operacionais. Porém, o OS/2 deve ser comparado aos sistemas da Microsoft Windows  laçandos na época de seu lançamento, assim, o Operating System 2 se saia melhor sobre o Windows 3.0 .

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Conhecendo o OS/2


Sistema de Arquivos

O OS/2 suporta o sistema de arquivos FAT, a Super FAT e o HPFS, o sistema operacional criado pela IBM e Microsoft, que explora melhor o disco rígido de grande porte. O HPFS, completamente 32bits, é muito superior a FAT. Apresenta suporte nativo a nomes de arquivos de até 254 caracteres, espaços entre caracteres em letras maiúsculas ou minúsculas, inclusive alguns de uso restrito até hoje, como o ":" (dois pontos) e estende o suporte a nomes longos para a FAT16 através do uso de arquivos de sistema.
Visando a transição do DOS com interface Windows 3.x, a IBM dotou o OS/2 2.0 em diante, com e a Super FAT que é armazenada na RAM, o que desgasta muito menos o HD e aumenta a velocidade de acesso consideravelmente. Outra diferença importante é que a Super FAT é desenhada em 32bits. Entretanto, o HPFS é mais veloz em acesso a disco, em especial em discos grandes.
O HPFS ainda permite 64KB de atributos estendidos para cada arquivo, esses atributos podem ser quaisquer informações sobre o arquivo. O sistema de arquivos do OS/2 também ordena a exibição de arquivos de um diretório automaticamente e mantém as informações sobre um arquivo próximo a ele, facilitando a localização de um arquivo em grandes discos. O HPFS também utiliza um sistema de cache de disco, para melhorar o seu desempenho, usando estratégias de alocação cujo objetivo é assegurar que os arquivos permaneçam contíguos.
De todos os atributos do OS/2, os mais importantes estão em sua proteção, impedindo que um aplicativo derrube o sistema todo, pois o acesso à memória é exclusivo, e totalmente gerenciado pelo OS/2.

Memória

No OS/2, toda a memória é acessada usando-se um endereço de 32bits. Esse endereço de 32bits permite até 4 GB de endereçamento direto. Existem dois esquemas para acessar a memória do computador: o plano (usado no OS/2) e o segmentado (usado no DOS e Windows 3.11).
No modelo de memória plano, a memória está totalmente disponível ao processador e pode ser acessada diretamente; os endereços são seqüenciais de 0 a 2³²-1 (4 GB).
No modelo de memória segmentado, a memória total é dividida em segmentos de 64KB. Um aspecto importante nessa diferença no modo de gerenciar memória é que no OS/2 o limite de 640KB é inexistente. Observe que isso se refere a um sistema operacional dos anos 80, o que dá a exata noção do quanto ele já era avançado na época.

Capacidade Multitarefa

O OS/2 é um sistema multitarefa preemptivo, ou seja, capaz de processar diversos programas concomitantemente (ao mesmo tempo). Ele foi desenvolvido desde seu início para ser um sistema preemptivo e essa é uma das suas grandes vantagens.
O sistema preemptivo divide o processador e a RAM da máquina entre os programas de modo que todos fiquem com o suficiente. Diferente do modelo cooperativo de multitarefa, os recursos são totalmente administrados pelo S.O., não podendo ser afetados pelos aplicativos.
O OS/2 roda aplicativos de 16 bits em áreas isoladas na memória, protegendo assim cada um do comportamento falho dos outros.


Confiabilidade

O OS/2 é um sistema extremamente confiável, por diversos motivos, muito mais seguro que a maioria das versões do Windows. No que diz respeito aos arquivos, o HPFS tem um ótimo sistema de tratamento de erros, com hotfixies e a fragmentação do disco é mínima, o que também diminui a probabilidade de erro no disco.
Além disso, ele é um sistema realmente preemptivo, e quando um programa tenta invadir a área de memória de outro ele é imediatamente fechado, o que impede que o sistema todo tranque por causa de um aplicativo.
Os arquivos vitais do sistema ficam em uma área reservada na memória que pode ser acessada mesmo que todos os outros programas tranquem. E o OS/2 é um sistema quase totalmente desenhado em 32bits, e uma das causas da instabilidade no Windows 95 é a mistura de programas 32 bits com programas 16 bits.

Como Instalar o OS/2 Virtual Box

Como Instalar o OS/2 em Virtual Box (2º vídeo)
Como Instalar o OS/2 em Virtual Box.

IBM OS/2 Warp 4.5 Server for e-business, running in Virtual Box.


O que é o Operating System 2 (OS/2)?

Operating System 2 é um sistema operacional da IBM (International Business Machine), lançado em abril de 1987. A Microsoft contribui com tal plataforma, porém abandonaram-a para se dedicar ao desenvolvimento do Sistema Operacional Windows.Com uma arquitetura para processadores baseados no Intel 8086 e modelo de software proprietario,ou seja, cujo a sua cópia ou reprodução não pode ser feita sem ser pelo fabricante. Desde então passou a competir nos anos 90 com o Windows no mercado corporativo e doméstico. O OS/2 ainda pode ser usado, porém não-oficialmente, por usuários do eComStation, que é um sistema operacional para computadores baseado no OS 2.